Animais em Perigo na África
O Gorila da Montanha, é um dos animais em extinção na África. O seu nome científico é Gorilla gorilla beringei. Está situado no Este do Zaire, Ruanda e Uganda. Vivem essencialmente nas florestas tropicais.
Como os gorilas são animais hervívoros, alimentam-se de folhas e rebentos.
O seu tamanho e o seu peso pode variar consoante as fêmeas ou machos. Os machos podem atingir 1.70 metros e 160kg e a fêmea, 1.50 metros e um peso de 90kg.
Conseguem viver até 35 anos.
Estado de conservação da espécie: Esta espécie encontra-se em perigo de extinção, devido à caça e à destruição do seu habitat natural.
É hervívoro, alimenta-se de cerca de 300 kg diários de vegetais. O elefante ingere cerca de 200 litros de água por dia e desloca-se de acordo com a abundância ou escassez de alimento. Pode chegar aos 7 ou 8 metros de comprimento e 4 de altura. Vive cerca de 70 anos.
Estado de conservação da espécie: A caça de elefantes, causada principalmente pelo seu marfim – muito apreciado na China e na Índia, reduziu significativamente as populações de elefantes africanos. Actualmente, o elefante africano está em vias de extinção e têm-se tomado medidas para proteger esta espécie.
O Rinoceronte Negro encontra-se na África do Sul, no Quénia, no Malawi, na Namíbia, na Suazilândia, na Tanzânia e no Zimbabué.Vive normalmente em pastagens, savanas e locais verdes.
É herbívoro, come folhas de acácias e ervas e desloca-se a grandes distâncias para conseguir água.
O seu comprimento varia entre os 3 metros e os 3,80 metros. A altura situa-se entre 1,40 metros e 1,70 metros e pesa entre 800 a 1370kg.
O Leão encontra-se na África, numa parte da Índia, nas Balcãs e na Grécia.
Vive essencialmente nas zonas de savana. É carnivoro. O macho normalmente é o primeiro a alimentar-se mas a fêmea caça e alimenta todo o grupo, quando o macho acaba de comer todo o resto do grupo pode alimentar-se. Comem zebras, búfalos, gazelas e girafas.
Mede até 2 metros de comprimento mais a cauda e 1 metro de altura e pode pesar em média 250kg. Vive cerca de 20 anos.
Este animal não está propriamente em vias de extinção mas é vulnerável a tal.
Vive nas florestas húmidas. Come frutas, insectos e pequenos mamíferos. O macho pode ter até 40kg e a fêmea, 30kg. Vivem até cerca de 40 a 45 anos.
Estado de conservação da espécie: Devido à destruição do seu habitat e à caça ilegal de chimpanzés pelo mercado de carne e de animais, pensa-se que restam apenas 150.000 chimpanzés nos bosques e florestas da África Central e Ocidental. Há um século atrás havia aproximadamente dois milhões.
<< Página inicial